Linguagem

O conceito formal de Linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.

Na criança o processo da estruturação da linguagem começa desde bebê, com a comunicação inicialmente estabelecida através de choro, sorrisos ou movimentação do corpo, passando pelo balbucio e pela aquisição das primeiras palavrinhas por volta de 12 meses e se aprimorando, juntamente com o desenvolvimento global da criança.

Dentro dos parâmetros de desenvolvimento normal, é esperado que até 5 anos a criança possa estar falando corretamente todos os sons das palavras, obedecendo a gramática da língua de sua cultura. Mais tarde, por volta de 6-7 anos a criança terá maturidade neurológica e cognitiva para o aprendizado da escrita, que é a representação gráfica da língua falada.

Devemos estar atento aos sinais de risco de dificuldades no desenvolvimento infantil. Nesse sentido o desenvolvimento da aquisição da linguagem e fala de uma criança pequena é um marcador importante e deve ser investigado quando o bebe não estiver se desenvolvendo dentro do tempo esperado.

As tabelas relacionando a idade da criança com a aquisição esperada naquela fase, não são instrumentos rígidos para rotular a criança, mas são balizadores importantes que situam, de forma geral, o que a maioria das crianças já consegue fazer, naquela idade determinada.

Mesmo considerando que cada criança realmente tem seu tempo para crescer e se desenvolver, as dificuldade e atrasos nas aquisições pertinentes a sua idade SEMPRE devem ser monitoradas com atenção.

Nos últimos anos passamos a nos preocupar muito mais com os 3 primeiros anos de vida de uma criança, pois agora entendemos que a formação do cérebro nesse início de vida irá determinar como será todas as outras aquisições que virão pela frente, considerando os conceitos de plasticidade cerebral e migração neuronal.

Tratar cedo uma criança significa que poderemos atuar em dificuldades que ainda não estão consolidadas, pois o desenvolvimento ainda esta em formação. Isso evita muita angustia e sofrimento futuro, pelos desdobramentos destas dificuldades podem gerar, tanto para as crianças quanto para seus pais.

Se uma criança tem 2 anos e não fala, fala muito pouco ou tem muita dificuldade para expressar seu desejo, faça uma avaliação com uma fonoaudióloga.

A avaliação da linguagem da criança deve considerar todo o histórico de desenvolvimento, suas experiências anteriores, questões físicas e psíquicas, para avaliar se um atraso na aquisição da linguagem é algo pontual ou se faz parte de um quadro com mais dificuldades associadas.

A intervenção precoce é a forma mais eficiente de tratarmos qualquer dificuldade no desenvolvimento de uma criança!